Presença do Iraque
- 72% das tropas dos EUA no Iraque opinam que os EUA deveria sair do pais no próximo ano (21% que deveria sair daquí a 1-12 meses; 22% que devia sair nos próximos 6 meses; e 29% pensa que os EUA deveriam retirar-se já). 23% acha que deveriam fica "enquanto forem necessários".
- Estas percentagens variam segundo os ramos. Assim, 89% dos reservas e 82% da Guarda Nacional acham que os EUA deveriam sair este ano. Entre as tropas do ramo mais ríjo e patriótico (Semper fei), os Marine, 58% partilham essa mesma opinião.
- 42% acham que a missão dos EUA no Iraque é pouco clara
- Mas 53% acham que o número de tropas e missões de bombardeamento para controlar a resistência devia ser dobrado.
- 37% acham que os estado-unidenses civis que se opõem à guerra são anti-patrióticos
- Quase 90% pensa que a guerra foi em relatiação pelo papel de Saddam Hussein nos ataques do Onze de Setembro, embora 77% admita que foi sobretudo para "impedir Saddam de albergar forças da al-Qaeda". [Claro que nem uma nem outras das opiniões reflecte a evidente falta de relacionamento, e até hostilidade, que existia entre o secular Saddam e a fundamentalista al-Qaeda.]
- 93% sabe claramente que as armas de destruição massiva não foram o motivo para estar no Iraque. Apenas pequenas percentatens vêem a missão como garantir o abastecimento de petróleo (11%) ou a presença dos EUA no médio oriente (6%).
- A maioria não culpa os cidadãos Iraquís pelos ataques de insurreição, e pensa que os resistentes são sobretudo Iraquís
- A maioria opõe-se ao uso de força durante a interrogação de prisioneiros.
- 75% das tropas já cumpriu múltiplas excursões militares (military tours); 29% é já a terceira vez (ou mais) que está no Iraque.
- A maioria está satisfeitacom as condições providênciadas por Washington, mas 30% ahca que o Departamento de Defense não tem fornecido protecção para as tropas (como munições e blindagem pessoal e para os veívulos)
- 35% acha que a infraestrutura civil básica no Iraque, incluindo estradas, electricidade, água, saúde, não tem melhorado no último ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário