quarta-feira, outubro 10, 2007

Guerro ao Terrorismo leva ao crescimento da al-Qaida

Um relatório recente da Oxford Research Group concluiu que «Guerra ao Terrorismo», que decorre há seis anos, falhou os seus objectivos e conduziu a um refoço do seu proclamado inimigo: a al-Qaida.

- o fim do regime Taliban pelo uso da força, em 2001-02, não trouxe seguranaça ao Afeganistão. As milícias Taliban estão refortalecidas e o país é agora o maior productor mundial de heroina. Acrescenta que "ter terminado o regime Taliban teve valor directo para o movimento al-Qaida", ao ter gerado um vácuo de segurança no país.
- a ocupação do Iraque foi um grave erro e transformou o país numa zona de treino para futuras gerações de apoiantes da al-Qaida "comparável ao que combateram as tropas Soviéticas nos anos 80, excepto que o seu treino é contra solados bem treinados e equipados dos EUA,
- a deteção em massa, sem julgamento, de dezenas de milhares de pessoas, o uso generalizado de tortura, o abuso de prisioneiros e as rendições extraordinárias jogam a favor dos grupos extremos que mencionam estes factos na sua propaganda: a al-Qaida tem mais apoio que há seis anos.

Para quê a violência e morte resultante da ocupação do Iraque e Afeganistão?

Nenhum comentário: