domingo, abril 20, 2008

Chumbado não «Expulso»

Cerca de mil salas de cinema estrearam na passada 6a feira, dia 18 de abril, o documentário «Expelled». Segundo uma notícia o filme "chama atenção para o apuro de algumas pessoas doutas e altamente credenciadas que foram expulsas das suas prestigiosas posições académicas porque propuseram a Concepção Inteligente [Intelligent Design] como uma possível alternativa às teorias de Charles Darwin sobre a origem da vida. Em vez de aceitarem um debate fundado nos méritos de teorias em competição, a comunidade científica suprimiu o movimento de Concepção Inteligente de modo sistemático e contra os princípios da América."

O Centro Nacional para a Educação de Ciência —o centro que mais tem lutado para manter o Criacionismo fora das aulas de ciências nas escolas nos EUA— inaugurou um blog para refutar as premissas do filme e mostrar que "o filme não é um documentário, mas propaganda anti-científica com o objectivo de criar a aparência de uma controvérsia onde esta não existe."

A estreia do filme em Portugal poderá constituir um momento de exposição das ideias criacionistas e do movimento criacionista em Portugal, que embora pequeno vai ganhando força. Já abriu o museu criacionista português, em Mafra: o Parque Discovery.

Devemos estar preparados para responder às incursões deste movimento em Portugal, em particular no ensino, mas também através da comunicação social.

Um comentário:

Anônimo disse...

Prova de que há politicagem em todo lugar.
A comunidade científica fede, esses velhos conservadores engessados têm que morrer e dar lugar aos novos. Questão de tempo isso.