segunda-feira, dezembro 19, 2005

Evo Morales - Novo Presidente da Bolívia


Evo Morales foi eleito o novo presidente da Bolívia, com cerca de 50% dos votos. Trata-se de mais uma grande vitória da esquerda progressista na América Latina. Eis o programa do Movimento ao Socialismo (MAS), a plataforma política que promoveu a sua candidatura:

1. Nacionalização dos hidrocarbonos – que todo o gás e todo o petróleo que saiam de nossos poços sejam propriedade nossa e não das transnacionais.
2. Assembléia Constituinte – para conduzir o país, com apoio de todos os setores sociais, à construção de uma nova pátria.
3.
Lei Andrés Ibáñez para as Autonomias – descentralização política e administrativa da República para que os povos indígenas, municípios e regiões tenham poder de decisão política e financeira.
4. Plano de desenvolvimento produtivo – anulação do Decreto Supremo 21060 por ser inconstitucional e revisão da Lei de Inversões.*
5.
Lei contra a corrupção e a impunidade – investigação de fortunas aplicável a presidentes, vice-presidentes, ministros e políticos que estiveram no governo nos últimos 20 anos.
6.
Lei de austeridade fiscal – eliminar os gastos excessivos nas instituições estatais, e a superremuneração de assessores das entidades públicas.
7.
Lei da terra produtiva – acabar com o latifúndio e a tendência de uso especulativo da terra.
8. Seguridade cidadã – uma política de seguridade preventiva, com base na inclusão social e investimentos públicos.
9.
Soberania social – criar um novo Sistema de Seguridade Social para dar cobertura de saúde em três níveis: medicina familiar, internação e especializações e hospitalar.
10.
Educação e cultura – anulação da Lei de Reforma Educativa, com garantia da educação gratuita em um sistema único nacional.

*
O decreto 21060 foi editado em agosto de 1985 e foi criado, em tese, para pôr fim à hiperinflação. Na prática, impunha uma série de medidas político-administrativas que tinham como objetivo criar um marco regulatório para a aplicação de medidas neoliberais, reduzindo a participação do Estado na economia e possibilitando a privatização, entre outras ações.

Nenhum comentário: