terça-feira, janeiro 17, 2006

Ataques anti-comunistas na Europa

O projecto anti-comunista do Conselho da Europa (ver este post) não surge do nada. São já vários os assaltos anti-comunistas na Europa, sobretudo na Europa de leste.
  • na Estonia, Letonia, Lituania, Roménia e Turquia os partidos comunistas são proíbidos por lei ou enfrentam obstáculos insuperáveis à sua legalidade
  • Na Hungria, e República Checa o uso de símbolos comunistas é proibido por lei
  • Mikolas Bourakiavitsius, presidente do Partido Comunista Lituano, está há 12 anos na prisão de Vilnius pelas suas convicções e actividades políticas. Tem já 78 anos, e no passado 25 de Nov foi submetido a uma operação ao coração. Ficou porém na prisão, apesar dos óbvios riscos para a sua saúde. A sua libertação está prevista para 14 de Jan de 2006. O seu camarada Yiouozas Kouolelis tem estado também em prisão.
  • Sean Garland, president do Worker's Party da Irelanda, está em prisão domiciliária na Irlanda do Norte e sob ameaça de extradição para os EUA sem acusação formal.
  • O fundador do Partido Comunista das Filipinas, José Maria Sison fugiu para a Holanda em 1987, como refugiado político. Agora enfrenta a possibilidade de extradição para os EUA por ter sido incluindo na lista de terroristas dos EUA.
  • A Juventude Comunista da Boémia e Morávia (KSM), a juventude do Partido Comunista Boémia e Morávia (KSCM), que teve uma vitória significativa nas ultimas eleições parlamentares, foi alvo, no passado Novembro de uma ameaça de ilegalização. O Governo Checo faz uso de argumentos técnicos e políticos, incluindo extratos do jornal do KSM onde consta que "luta pelo derrube rebolucionário da ordem capitalistas, pelas massas dos trabalhadores". O KSM considera isto um ataque às forças pro-socialistas da Republica Checa e pede que sejam enviadas cartas de protesto ao Governo Checo (com CC: para a KSM) antes da audiência legal de 3 de Março.
  • Em Julho de 2005, o estado Alemão, incorporou a Federação Internacional de Resistência Antifascista na sua lista negra, acusando-a de "organização terrorista de extrema esquerda" e "de inimigo de las institucões"
anti-comunismo fascismo anti-comunista fascista

Um comentário:

JD disse...

inqualificável. mas trata-se também de ignorância pura da parte de quem tem estes intentos. não perceberam ainda que a existência do comunismo não depende de partidos legais ou ilegais. o comunismo é um sonho, um projecto de milhões de pessoas que um dia vai necessariamente ser posto em prática. não perceberam ainda que ilegalizar um partido político justo, em decisões apenas baseadas no delito de opinião, apenas lhe dá mais força.

ilegalizem e verão.