segunda-feira, janeiro 23, 2006

eleições: a seguir?

Depois de três eleições em rapida sucessão (legislativas antecipadas, autarquicas, e presidenciais) haverá agora um interregno - duvido que Cavaco venha a demitir o governo Socrates suportado por uma maioria absoluta parlamentar. Teremos de novo legislativas e autarquicas em Outubro de 2009. E novas presidenciais daquí a cinco anos.
E pensem desde já neste facto assustador: todos os presidentes da repúblicas desde a aprovação da Constituição de Abril foram re-eleitos para o segundo mandato, i.e., o precedente aponta para que venhamos a ter Cavaco durante os próximos dez anos. O combate contra a sua re-eleição já começou.
O calendário aponta portanto para eleições legislativas ainda durante o primeiro mandato de Cavaco. Caso seja eleito em 2009 um governo PSD/PP, ficará assim concretizado o lema de Sá Carneiro. Mas mesmo antes disso, temos já um presidente e um governo de direita, embora este seja composto pela ala esquerda do Partido Único Neoliberal (PUN), a coligação informal composta pelo PS, PSD e PP que apoiam as mesmas políticas, com algumas divergências de forma, velocidade ou tempero. Mas as diferenças entre partidos não mais do que as existentes dentro de cada um dessas organizações.

Nenhum comentário: