sexta-feira, fevereiro 17, 2006

anti-comunismo na República Checa

No passado Dezembro, o Ministro do Interior da República Checa ordenou que a União da Juventude Comunista (KSM) renuncia-se as suas propostas políticas, sua identidade comunista e os princípios do Marxismo-Leninismo. A organização tem até 4 de Março para mudar o seu programa político, depois do qual seria considerada ilegal pelo governo.
A Federação Mundial da Juventude Democrática (FMJD/WFDY - novo site!) convocou acções de protesto junto das embaixadas da República Checa para o dia 27 de Fevreiro. (Já no passado dia 5 de Janeiro, membros da JCP realizaram uma concentração junto à Embaixada da República Checa em Portugal).
O governo Checo argumentou que os objectivos da actividade do KSM são do âmbito restrito dos partidos políticos, e portanto colidem com o seu estatuto de associação civica. Contudo o KSM não difere a este respeito da acção de outras organizações políticas de juventude, como os Jovens Conservadores, Jovens Social Democrátas, etc, tratando-se obviamente de um ataque com motivação política e um atentado à liberdade de associação. Trata-se de uma ataque não a actividades particulares, mas a uma ideologia em particular.
E não se trata de um acto isolado. Um projecto de lei entitulado "Vamos abolir os comunistas" pretende criminalizar as ideias comunistas e o seu movimento, colocando ao mesmo nível que o facismo e os seus crimes. Este projecto já foi aprovado no Senado do parlamento Checo e vai agora ser discutido na Casa de Deputados. A organização "humanitária" Pessoas em Necessidade começou a organizar uma capanha anticomunistas no sistema de ensino público, em escolas primárias e secundárias.

Que podes fazer?
A União da Juventude Comunista da República Checa pede que simultaneamente seja enviadas cópias dos protestos para o seu e-mail (international@ksm.cz) ou para o fax (00420 222 897 426).
anti-comunismo fascismo
anti-comunista fascista

Nenhum comentário: