quinta-feira, fevereiro 02, 2006

Projecto de recomendação anti-comunista derrotado

No passado dia 25 de Janeiro, foi levado ao Conselho da Europa um relatório de cariz anti-comunista primário: Necessidade de condenar os crimes dos regimes comunistas totalitários. Existiam dois componentes sujeitos a votação:
  • a resolução que foi aprovada, com 99 votos a favor (dos populares e liberais), 42 contra (grupos da esquerda unitária europeia e os socialistas) e 12 abstenções. Por escassos onze votos, o relatório não foi re-enviado à comissão política (PACE), após proposta do líder socialista espanhol, Luís Maria de Puig.
  • o projecto de recomendação ao Comité de Ministros foi derrotado. A sua aprovação exigia dois terços dos votos da Assembleia, mas este parte do relatório recolheu apenas 85 votos a favor, 50 contra e 11 abstenções.
Esta derrota foi significativa, pois o projecto de recomendação teria peso vinculativo sobre os 46 estados membros do Conselho da Europa, compelindo-os participar num programa de "sensibilização e condenação" dos crimes comunistas, ou visto com outros olhos, um ataqu de deturpaçao e perseguição política e ideológica, que inclui a criação de comités de investigação sobre crimes anti-comunistas, lançar campanha de sensibilização, adoptar uma declaração oficial de condenação.

Este ataque não foi isolado. Reflete uma agudização da criptica guerra ideológica, e podemos esperar novas batalhas.

Um comentário:

Alexandre Fonseca disse...

boas camarada.
olha força ai curti ler o blog.kando puderes passa num blog feito por mim e mais tres amigos meus.
http://perdidasvidas.blogspot.com