quarta-feira, agosto 23, 2006

Desastre ambiental no Mediterrâneo

Nos primeiros dias do ataque Israelita ao Líbano, entre as várias infraestruturas bombardeadas, encontrava-se uma estação de energia. O ataque foi em sí desmedido pois afectou toda a população Libanesa e não o objectivo assumido - a estrutura do Hezbollah). Em resultado da destruição da estação, 15 mil toneladas de petróleo verteram para o Mediterrâneo, espalhando-se ao longo de mais de 150 km de costa, atingindo a Síria, e possivelmente o Chipre, Turquia e Grécia.
Durante o princípio de Agosto, não puderam ser tomadas quaisquer medidas de tratamento, devido aos ataques aéreos e bloqueio naval Israelita. Só agora, com o cessar-fogo assegurado, é que especialistas podem aferir a gravidade da situação e avançar com medidas.
O ministro do Ambiente Libanês, Yacoub al-Sarrafe, estima o custo da limpeza em USD$200 milhões. Incalculável é o custo ambiental, para a indústria pesqueira, e para o turismo, áreas onde os efeitos do derrame serão sentidos durante mais de uma década.
Paralelamente ao derrame, fogos nas centrais de energia, que duram há semanas, têm lançado gases tóxicos, atingindo um terço da população Libanêsa.

Nenhum comentário: