sexta-feira, janeiro 26, 2007

Armas Iranianas no Iraque

No discurso do Estado da União, Bush afirmou que o Irão e a Síria estão a fornecer armas à resistência Iraquiana. Trata-se de um facto comprovável ou uma alegação sem fundamento com o fim de caracterizar o Irão e Síria como apoiantes de terrorismo, e portanto como enemigos. Um recente artigo do Los Angeles Times, esclarece que não existe evidência de um fluxo de armas Iranianas para o Iraque. Não há sinal de armamento pesado ou agentes Iranianos a treinar a resistência Iraquiana, como alegado por Bush.

O Irão tenta influenciar a política Iraniana, em particular apoiando o Conselho Supremo da Revolução Islâmica no Iraque, o segundo maior grupo no parlamento. Mas como o artigo nota, este grupo recebe também apoio dos EUA: o seu líder, Abdelaziz Hakim, esteve na Casa Branca em Dezembro.

A verdade é que Bush não é capaz de publicamente admitir que as suas forças de ocupação do Iraque não são capazes de fazer frente à resistência Iraquiana; esse desequilibrio só se entende se esta tiver apoio dos estados vizinhos. Revela assim não compreender como funcionam guerrilhas e redes clandestinas de resistência (ou grupos terroristas). Estes não dependem de grandes recursos e largas fileiras, mas antes de membros dedicados e conhecedores do terreno que combatem um alvo grande e ostensivo.

Por fim, estas alegações revelam mais uma vez como Bush faz uso do argumento da autoridade para estabelecer factos convenientes, em vez de os corroborar com evidências. Resta saber os argumentos vão ser engolidos, ou questionados.

Um comentário:

a.castro disse...

Olá, André!
Bush e seus assessores, ou apenas destes para aquele, são peritos em dar a "volta ao texto", fazendo crer ao mundo que a razão está do lado deles. Mas parece que felizmente vai havendo cada vez mais gente que não "engole" as mentiras da administração Bush :)
Abraço.