domingo, março 11, 2007

América Bolivariana


«Sabem, não muito loge da Casa Branca, há uma estátua do grande libertador Simon Bolivar. Ele é muitas vezes comparado a George -- George W. Como Washington, ele era um general que lutou pelo direito do povo governar-se a sí mesmo. Como Washington, ele logrou derrotar um poder colonial mais forte. E como Washington, ele pertence a todos nós que amam a liberdade. Um diplomáta Latino-Americano disse: "Nem Washington nem Bolivar estavam destinados a ter filhos, portanto nós Americanos podemos nomear-nos os seus filhos."

Nós somos os filhos e filhas dessa luta, e é nossa missão terminar a revolução que eles começaram nos nossos dois continentes. Os milhões nos nosso hemisfério que diariamente sofrem a degradação da probreza e fome têm o direito de ser impacientes. E eu farei esta promessa solene: a meta deste grande continente, a meta desta terra pleno de gente generosa, é a de umas Américas onde a dignidade de cada pessoa seja respeitada, onde todos têm um lugar à mesa, onde oportunidade chega a cada povoação e cada lar. Ao extender a benção de liberdade aos mais pobres entre nós, estaremos a cumprir o destino desde novo mundo e a dar um exemplo luminosos para o mundo. Que Dios les bendiga.»

Palavras do presidente Estadunidense, George W. Bush (!), na Câmara do Comércio Hispânico, em Washington DC, na passada segunda-feira, antes de partir na sua torné pela América Latina.

Contraste: Os EUA doam anualmente algumas centenas de milhões de dólares em apoio para a América Latina, maioritariamente em apoio militar para a Columbia VS. a Venezuela, de Hugo Chávez doou 4 mil milhões apenas à Argentina, para a ajudar a saladar a sua dívida externa.

Um comentário:

A. Cabral disse...

Ha uma diferencas curiosas entre o Big George W. e o Simon Bolivar. Aquela que me chama mais a atencao, ate evocando o teu post acima, e' de que George Washington era o colono mais rico dos EUA. A quantidade de terra de que era dono e' na ordem do obsceno, quase a totalidade do Estado da Virginia. Ja o Simon de Bolivar morreu de tuberculose enquanto fugia para o exilio.