terça-feira, agosto 21, 2007

Famílias Iraquianas sob a ocupação



[Tradução da Locução]

Locutora: O Município de Al Musaiab no sul de Bagdade tem o mais alto número de famílias desalojadas devido a violência e migração forçada. Um oficial do Ministério de Desalojamento e Migração em Babel declarou que o número de famílias desalojadas em Al Musaiab é superior a 2400. O número de famílias desalojadas em todos os municípios de Babel é superior a 6000, a maior parte dos quais enfrente dificeis condições de vida.

Reporter (voz off): Dezenas de famílias desalojadas enfrentam depravação, pobreza, doença e vivem rodeados de montes de lixo e entulho. Cerca de 600 famílias Iraquianas foram forçadas a abandonar as suas casas e familiares por razões económicas e de segurança. Construiram as novas casas de latas entre montes de lixo e água poluida. Sim, estas cenas são do berço da civilização. O Iraque é rico em recursos e tem terra muito fértil, mas as suas pessoas morrem de fome e sede, e sofrem migração forçada e violência. As famílias Iraquianas estão a viver em pantanos e as crianças brincam com lixo e bebem o liquido que resta em garrafas deitadas fora. É como tivessemos voltado à idade média, quando as pessoas eram forçadas a viver onde não podiam encontrar água e comida.

Entrevistado: Não sabemos donde vem esta água. Não sabemos se é saudável bebê-la. Temos de sobreviver.

Reporter: A mãe teve a coragem de expressar os problemas e protestar contra a dificuldade de viver numa casa feita de latas num clima extremamente quente.

Entrevistada: Está muito quente. Não temos abrigo deste calor. A única coisa que podemos fazer é cobrir-nos com roupa. Suamos muito, mas não temos água suficiente; mal conseguimos 1-2 recepientes de água cada 3 dias.

Reporter: As casas das famílias desalojadas são indistintas das pilhas de lixo, um resultado óbvio da situação no Iraque.

Nenhum comentário: