quinta-feira, setembro 13, 2007

Caça ao dólar

As eleições presidenciais nos EUA são daqui a mais de um ano e meio (a 4 de Novembro), mas a corrida já vai bastante adiantada, tendo mesmo começado antes das últimas eleições intercalares, em Novembro de 2006. Porquê tão cedo? Antes de ganharem votos, os candidatos precisam de ganhar dólares: o mercado eleitoral tem prioridade sobre o escrutínio democrático. O presidente da Comissão Eleitoral afirmou que para ser levado a sério um candidato terá de conseguir $100 milhões até ao fim de 2007, e que as eleições presidenciais de 2008 prometem ser as mais dispendiosas de sempre, possivelmente ultrapassando o recorde de 2004 (mil milhões de dólares) – mais que metade do PIB de Portugal*.
Para o texto completo sobre as finanças eleitorais nos EUA, vejam o Avante!

* Esta comparação foi um grandíssimo erro da minha parte (obrigado B.), uma discalculia que confundiu vírgulas com pontos e mil milhões com "billions". A referência ao custo das eleições de 2004 (mil milhões de dólares, ou um "billion") está correcta, o que está ridiculamente incorrecto é a equivalência a 1/2 do PIB de Portugal. Este é da ordem dos 210 mil milhões de dólares. As minhas desculpas aos leitores da Jangada de Pedra e do Avante!.

2 comentários:

Samir Machel disse...

para ser levado a sério... Essa é boa. Eu poria ao contrário: como é que um homem sério arranja 100 milhões de dólares...

Fly disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.