domingo, julho 27, 2008

Censura de imagens

O número de soldados Estadunidenses mortos no Iraque já ultrapassa os 4000. Mas o sistema persiste em ofuscar que os seus cidadãos estão a ser feridos, mutilados e mortos no Iraque. Recordo-me que no início da invasão do Iraque fotografias dos caixões de soldados falecidos cobertas com a bandeira do EUA foram suprimidas. Passados vários anos o controlo de imagens persiste. O photojornalista Zoriah Miller publicou fotos no seu blog de marines mortos a 26 de Junho de 2008 num ataque suicída, e foi subsequentemente banido de trabalhar em áreas controladas pelos Marines.

Mas não é apenas os falecidos que se tentam ofuscar. É também o número de soldados que sofre de Desordem de Stress Pós-traumático (300,000 dos cerca de 1.7 milhões de soldados que serviram no Iraque ou Afeganistão), o aumento do número de suicídios por parte de veteranos (2,100 tentativas em 2007), e os quase 30 mil feridos e mutilados na guerra.

E estes números reflectem apenas os danos auferidos pelos responsáveis da guerra e ocupação do Iraque. Os números de civis Iraquianos mortos e feridos não é reconhecido oficialmente pelos EUA, mas segundo algumas estimatativas ascende às muitas centenas de milhares de mortos, por efeitos directos e indirectos da ocupação.

Um comentário:

samuel disse...

E se não fosse assim, com censura bem apertada, como o suportaria a opinião pública?