quinta-feira, novembro 23, 2006

Mudança decorativa na Defesa

A administração Bush reagiu prontamente à derrota eleitoral anunciando a substituição do secretário de Defesa, Donald Rumsfeld. A sua demissão estava iminente. Uma longa lista de militares na reserva havia atacado directamente Rumsfeld e pedido a sua demissão, que foi igualmente levantada por diversas vezes no Congresso. Dias antes das eleições, também os editores dos quatro principais jornais militares apelaram ao seu afastamento, afirmando que «uma coisa é que a maioria dos americanos pense que Rumsfeld falhou; mas quando os líderes militares divergem publicamente do secretário da Defesa, é claro que ele está a perder o controlo da instituição que lidera.»

Tendo saído do seu cargo institucional, o Centro pelos Direitos constitucionais(1), um grupo sediado em Nova Iorque que tem defendido os direitos constitucionais dos detidos em Guantanamo, iniciou um processo criminal contra Rumsfeld e outros oficiais dos EUA, incluindo o ex-director da CIA George Tenet, pedindo ao Procurador Federal Alemão que abrisse uma investigação sobre os crimes de guerra realizados em nome da «Guerra ao Terrorismo», em particular actos de tortura cometidos na prisão de Guantanamo.

A nomeação de Robert Gates para substituir Rumsfeld revela que a mudança é apenas decorativa e que a administração pretende a continuidade na sua política no Médio Oriente, agora com uma figura menos escaldada publicamente. Contudo, a prestação de Gates enquanto número dois e mais tarde director da CIA revela um historial de envolvimento em escândalos e crimes, e uma larga experiência na politização da inteligência – precisamente umas das críticas frequentemente dirigidas a Rumsfeld.

Tal historial poderia começar com a corrida presidencial de 1980 que opôs o presidente Carter a Ronald Reagan e George H. W. Bush. Carter enfrentava uma crise de popularidade, em parte afectada pela prolongada crise causada pelas dezenas de reféns estadunidenses detidos na embaixada dos EUA em Teerão. Os republicanos temiam que a resolução da crise em vésperas das eleições viesse a favorecer Carter e reuniram directamente com oficiais iranianos no sentido de adiar a libertação dos reféns até após as eleições. Em troca, os republicanos comprometiam-se a vender armas ao Irão assim que chegassem à Casa Branca. Em 1993, um relatório elaborado pela inteligência russa confirmou que Bob Gates, em 1980 membro do Conselho de Segurança Nacional(2) sob Carter, participou directamente nestes contactos. Após a vitória de Reagan-Bush, os EUA permitiram a venda de armas ao Irão, primeiro indirectamente através de Israel, e depois directamente.

O homem na sombra

Durante a presidência de Reagan, Gates foi promovido a vice-director da CIA, tendo então servido sob o director William Casey. Durante este período, verbas provenientes desta venda de armas foram usadas para financiar os Contra na Nicarágua, então liderada por Daniel Ortega e a Frente Sandinista de Libertação Nacional. Gates sempre negou ter tido conhecimento dessa operação, mas Lawrence Walsh, que liderou as investigações sobre o Irão-Contra, concluiu que as «evidências provam» que Gates teve conhecimento do desvio inconstitucional de verbas, e que portanto Gates cometeu perjúrio e mentiu ao Congresso.

Na Primavera de 1982, quando o Irão parecia ganhar ascendente na guerra, o presidente Reagan permitiu a venda de armas também ao Iraque e Gates foi assim responsável pelo abastecimento militar das duas nações beligerantes, cuja guerra de oito anos causou mais de um milhão de mortos. Entre as armas vendidas ao Iraque estariam cluster bombs e químicos usados para produzir armas químicas, que causaram mais de cem mil vítimas Iranianas, tornando o Irão num dos países mais afectados por este tipo de arma de destruição massiva. Data desta fase a agora famosa fotografia de Donald Rumsfeld rindo e apertando a mão de Saddam Hussein. Mas na sombra, e com maior responsabilidade pela relação amigável, encontrava-se Robert Gates.
Internamente, Casey e Gates transformaram profundamente o modo de funcionamento das agências de inteligência, colocando-as ao serviço do poder político e afastando oficiais que persistiam em produzir relatórios baseados nos factos mas menos convenientes para os objectivos da Casa Branca. Gates, nas suas próprias palavras, viu Casey «apresentar inteligência em termos moldados pela estratégia política». Nos últimos anos da guerra fria era prática corrente na CIA exagerar a ameaça soviética para justificar um crescente orçamento militar, ao ponto do então secretário de Estado George Shultz exprimir ao Congresso ter grandes dúvidas sobre a objectividade e fidedignidade da inteligência que recebia. A «grande experiência» de Gates faz temer novas manobras de manipulação de informação para cobrir os interesses do imperialismo.
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(1) Center for Constitutional Rights; http://www.ccr-ny.org/v2/home.asp
(2) National Security Council

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