
No lançamento da campanha do PCP «Sim é Possível! Uma Vida Melhor» cários foram os comentadores e perdigotos de jornal a fazerem novamente a associação. Por exemplo, no Público de 9 de Janeiro, na faixa superior de uma página, surgia o seguinte texto:
PCP lança campanha com lema de Barack ObamaVários terão sido os protestos, novamente. Eu enviei uma carta aos editores e provedor do Público, cujos endereços aqui coloco como incentivo a que se enviem sempre cartas de protesto ou comentário.
"Sim, é possível uma vida melhor!" é o lema da acção nacional que o PCP lança amanhã num comício no Porto. A acção usa como lema uma paráfrase da frase de campanha de Barack Obama - Yes, we can -, que foi, aliás, estreada por Jerónimo de Sousa no XVIII Congresso.
publico – publico@publico.pt
José Manuel Fernandes – jose.manuel.fernandes@publico.pt
José Vítor Malheiros – jvm@publico.pt
Provedor do Público – provedor@publico.pt
Caros SrsDemonstrando que é possível penetrar, ainda que um niquinho, a imprensa burguesa, na coluna do Provedor do Público de hoje surge o seguinte texto:
No topo da Página 7 do Público de Hoje surge a notícia, com fotografia de Jerónimo de Sousa [ver texto acima citado nesta entrada]
Esta nota inclui dois erros, interligados. O lema "Sim, é possível" não foi um lema estreado no XVIII Congresso do PCP, em Nov/Dez de 2008, mas sim um lema utilizado desde em 2004. Foi utilizado na forma «sim, é possível um PCP mais forte» em 2004, no XVII Congresso o PCP (ver por exemplo), ou na resolução do Comité Central do PCP na sua reunião de 11 e 12 de Novembro, que aprovou uma resolução intitulada «Sim, é possível! Um PCP mais forte» (ver por exemplo ). Ver também foto em anexo. No XVIII Congresso Jerónimo de Sousa usou uma variante deste anterior lema do PCP «Sim, é possível uma vida melhor».
Implicar a associação dos dois lemas é um descuido jornalístico a dois níveis. Primeiro os lemas são diferentes. O lema de campanha de Barack Obama de 2007 é mais rigorosamente traduzido como "Sim, nós podemos" (Yes we can). Segundo, além dos lemas serem distintos, a versão usada pelo PCP "Sim, é possível" foi, como comprovado, usado anos antes da campanha de Barack Obama ter lançado a sua campanha eleitoral. Assim, mesmo que fossem idênticos, o que não é o caso, o mais correcto cronologicamente seria que Obama se havia inspirado num lema do PCP, o que é tão absurdo como a nota do Público implicar que Jerónimo de Sousa se ter inspirado no lema do Presidente-eleito do EUA. Implicar a precedência do lema de Obama é um erro, facilmente provado, e uma implicação fraudulenta do Público aos seus leitores, cuja correcção importa corrigir.
Pelo rigor jornalistico
Os meus cumprimentos
O PÚBLICO tem dito e repetido, sem para o efeito invocar qualquer fonte, que o PCP copiou o seu actual slogan "Sim, é possível uma vida melhor!" do da campanha eleitoral de Barack Obama, "Yes, we can". De facto, um pode ser a tradução do outro, mas já em 27 de Dezembro um leitor anónimo alertava o provedor: "Não me parece nada normal que insistam que o slogan do PCP para o início deste ano seja inspirado na campanha de Obama. Basta uma breve consulta ao Google e percebe--se de imediato a origem do mesmo slogan. Este vem da Conferência Nacional do PCP que se realizou em 2003 (...). O slogan era 'Sim, é possível, um PCP mais forte!'. Eu ainda vou acreditando que 'sim, é possível' alguma decência neste país e na vossa classe profissional". Entretanto, a reincidência na comparação, na notícia PCP lança campanha com lema de Barack Obama, publicada na pág. 7 da edição da passada sexta-feira, levou a novas reclamações. "Em 25 de Outubro de 2004, o PCP já tinha apresentado uma frase de campanha que, concretamente, dizia: 'Sim, é possível. Melhores salários. Mais segurança'", escreveu Lélio Fidalgo. "Provavelmente o(s) autor(es) desta notícia ouviram, aquando do último Congresso do PCP, alguém dizer semelhante asneira, repetiram-na mas não cuidaram de saber se havia alguma verdade nessa afirmação". E acrescenta André Levy: "O mais correcto cronologicamente seria que Obama se havia inspirado num lema do PCP, o que é tão absurdo como o PÚBLICO implicar que Jerónimo de Sousa se pode ter inspirado no lema do Presidente-eleito dos EUA. Implicar a precedência do lema de Obama é um erro, facilmente provado, e uma implicação fraudulenta do PÚBLICO aos seus leitores, que importa corrigir. Pelo rigor jornalístico".Embora tenhamos no Avante! a verdade a que temos direito, temos também direito a ser bem informados pelos meios de comunicação social burgueses, e eles têm a obrigação ética e legal de nos transmitir informação correcta. Para insinuações, fantasias, calúnias e especulações há o espaço de opinião. Na componente de justiça deve reinar a correcção. E é nosso dever velar por essa correcção.
Um comentário:
estás enganado.. o lema até é mais antigo.. A campanha «Sim, é possível! Um PCP mais forte» vem duma Conferência Nacional de Junho de 2002 como poderás comprovar pelo site da Conferência ou pelo Militante de Agosto desse ano..
abraço
hb
Postar um comentário