quinta-feira, fevereiro 12, 2009

200 anos do nascimento do Darwin

No dia 12 de Fevereiro comemorou-se o 200º aniversário do nascimento de Charles Robert Darwin, autor da Origem das Espécies, e um dos mais significativos biólogos e cientistas da história. A 24 de Novembro deste ano farão 150 desde da primeira publicação dessa obra.
Escrevi um pequeno texto sobre a importância das comemorações Darwin em Portugal no blog Cinco Dias, onde chamo particular atenção para a falta de ensino da biologia evolutiva nos programas no nosso ensino básico e secundário.
Para informações sobre os eventos comemorativos nacionais e outras informações consultem o sítio biologia-evolutiva.net.
Eu próprio irei dar uma palestra sobre Darwinismo e Marxismo no Espaço Cultural Vitória, no dia 26 de Fevereiro, no âmbito do Programa de Iniciativas Culturais promovidas pelo Sector Intelectual de Lisboa do PCP. Nesse evento, focarei o contexto histórico de Darwin e outras figuras, como o Reverendo Malthus que teve alguma influência sobre o pensamento biológico (não político) de Darwin, e a sobre a forma como as suas ideias foram recebidas por Marx e posteriores Marxistas.
No dia 12, tive o prazer de encarnar a figura de Darwin durante a inauguração da exposição «A Evolução de Darwin» organizada pela Fundação Calouste Gulbenkian, e que estará na Praça de Espanha, em Lisboa, até o dia 24 de Maio. Recomendo vivamente a exposição. Além de uma excelente exposição e forma de aprender sobre Darwin, evolução e biologia em geral, trata-se de uma exposição que me causa algum orgulho nacional (sentimento que não me é frequente), pois é a maior exposição sobre Darwin no Mundo, em termo de área e diversidade de temas e objectos, que vão desde moldes de animais no seu habitat e do Darwin em jovem, até formas multi-média muito bem integradas (há uma animação de uma transformação gradual de um esqueleto humano em esqueleto de cavalo), até animais e plantas vivas (incluindo orquídeas, uma grande paixão de Darwin, e plantas trepadeiras, que estão a ser fotografadas periodicamente, permitindo visualizar num computador próximo o seu rápido crescimento e movimento). Abaixo coloco uma foto minha (em forma Darwin) juntamente com o paleontólogo Octávio Mateus.

Um comentário:

Orlando Gonçalves disse...

Recomendo vivamente esta exposição, uma das mais bem conseguidas e organizadas que visitei. Parabéns pelo post.