quinta-feira, outubro 21, 2004

Teatro: No Papel da Vítima

Os Artitas Unidos apresentam no Teatro Maria II, uma peça dos irmãos Presnyakov, "No Papel da Vítima", que conta com excelentes prestações de todo o elenco, com destaque para João Meireles, no papel de Valia. Este "jovem" de trinta e poucos anos dirige-se ao publico e explica-nos os vários estratagemas que usa para não ter que fazer grande coisa na vida. João Meireles Valia não se dá ao trabalho de puxar o autocolismo até ao fim, come com pauzinhos chineses, para grande irritação do pai em casa do qual vive (claro), para não ter que lavar a louça. Acompanhamos também Valia no seu trabalho, sessões quase absurdas nas quais o inspector de polícia (Américo Silva) obriga o acusado (António Simão) a contar o homicídio cometido. Durante as recriações, feitas com todo o detalhe, alguem teria que interpretar a vítima do crime, e é neste papel que entra Valia. Um emprego onde se limita a imitar alguem que morreu. O inspector explica, numa tírada contra as novas gerações russas, o tema central da peça, um fosso entre as gerações soviéticas, que embora podessem estar insatisfeitas, tinham motivação pessoal, e as geração perdida, preocupada com a imagem, mas sem saber o que quer ou simplesmente não querendo nada. Os pais de Valia lamentam até o seu problema não ser a droga, pois saberiam nesse caso o que fazer (ou que não poderiam fazer nada). Isabel Muñoz Cardoso e António Simão As vinhetes domésticas e as reconstruções dos crimes são perfeitamente hilariantes (destaque para a canção da chinesinha, interpretada por Isabel Muñoz Cardoso). A peça culmina com uma cena de café entre uma autora interessada em produzir algo interessante e um director que distorce todas as suas ideias em algo fácil, transparente, ridículo e vácuo.
A peça é rica em observações sociais, fez-me rir às gargalhadas e as personagems permanecem entre nós muito depois da peça terminar. Que mais se pode pedir.

2 comentários:

Anônimo disse...

ola boa noite!
eu precisava do argumento da peça de teatro "no papel da vitima" para um trabalho da escola.
Este trabalho é realizado no ambito da disciplina de português -10ºano.
Agredecia imenso.
Bom Ano Novo !

André Levy disse...

Não entendi se o texto no blog te bastou ou se precisavas do argumento todo da peça. Isso não tenho. Mas os Artistas Unidos publicam muitas das peças que encenam, nuns livros pequenos, bem económicos, e estou quase convencido que têm esta peça. Se moras em Lisboa, tenta ir à livraria do Teatro Nacional no Rossio. Bom Trabalho