domingo, setembro 24, 2006

Trabalhadores no Público

Segundo comunicado da direcção de empresa do PÚBLICO, está a implementar uma “política de renovação e reestruturação”. O "plano de redução de custos” inclui “uma redução negociada do quadro de pessoal, a qual já permitiu rescindir contratos com cinco por cento do total de trabalhadores existentes no final de 2005”.

Esta é uma forma eufemística de anunciar que estão a despidir trabalhadores. No sábado à noite, a direcção havia já simpaticamente conversado com 30 trabalhadores sobre como o seu futuro seria melhor noutro sítio. Não há certeza quem irá ser conversado a seguir, nem exactamente quantos, nem que critérios estão a ser seguidos.

O Sindicato de Jornalistas (SJ) emitiu hoje à noite um comunicado denunciando
a tentativa de despedimento, “eufemisticamente apresentado como rescisão por acordo mútuo”, de dezenas de jornalistas e outros trabalhadores do jornal “Público”. Lembra o SJ que a empresa pertence ao grupo Sonae, que tem um “elevado potencial financeiro, que lhe permite suportar as dificuldades e organizar planos de recuperação sem sacrificar postos de trabalho e sem atingir a dignidade das pessoas ao seu serviço”.

Porque não pode haver democracia sem comunicação social livres
porque esta não pode existir quando está dominada por critérios economicistas
ou quando jornalistas trabalham sob o medo de serem despedidos
e sem respeito pelo seu trabalho
assina o APELO EM DEFESA DA LIBERDADE DE CRIAÇÃO E DE EXPRESSÃO DOS JORNALISTAS

Nenhum comentário: