terça-feira, outubro 24, 2006

Origem do programa nuclear Iraniano

O programa nuclear do Irão - para produção de energia e não, como se pretende implicar, para produção de armas nucleares - não teve início sob a presidência de Ahmadinejad, nem com a revolução islâmica iraniana. A sua origem remonta ao tempo do Shá e à crise petrolífera no início dos anos 70. O Irão cedo reconheceu que o petróleo, sendo um recurso limitado, a melhor estratégia financeira e energética a longo curso seria exportar petróleo e desenvolver um sistema alternativo para produção de energia para uso doméstico, nomeadamente a energia nuclear. Inicialmente os EUA recusaram a estratégica, mas com a subida do preço do petróleo em 1973 e 1974, os EUA mostraram interesse em estabelecer uma Comissão Económica Conjunta [Joint Economic Commission (JEC)] para regular e expandir as relações entre os EUA e Irão.
A 13 de Abril de 1974, o embaixador dos EUA Richard Helms escreveu ao confidente do Shá, Amir Assadollah Alam: "sabemos que sua Majestade Imperial dá prioridade ao desenvolvimento de formas de produção alternativas de energia através da energia nuclear. Esta é claramente uma área na qual podemos beneficiar ao iniciar um programa específico de cooperação e colaboração..."
Em duas Minutas de Decisão sobre Segurança Nacional [National Security Decision Memoranda], de 22 de April, 1975 e 20 de April de 1976, o Presidente Gerald Ford autorizou a venda de material para o enriquecimento e processamento de urânio ao Irão em troca do Irão comprar 8 reactores nucleares aos EUA. (ver)
Quem era então o chefe de gabinete na Casa Branca? Dick Cheney. E o secretário de Defesa? Donald Rumsfeld. Afastado o Shá e passados 30 anos, já é incompreensível e inaceitável que o Irão desenvolva um programa de energia nuclear?

Nenhum comentário: