segunda-feira, abril 14, 2008

Abelhas e o Tratado de Lisboa.

O secretário-geral do PS utilizou uma imagem do filósofo espanhol Ortega y Gasset para descrever a UE: «São muitas abelhas, um só voo. É mesmo assim que eu vejo a Europa. Sabermos voar, não andar pelo solo, mas voar, ter aspiração, ter sonho e ter ambição», acrescentando que «é isto que também está no tratado de Lisboa». (ver)
Metáfora entomológica curiosa, esta do primeiro-ministro. É que as colónias de abelhas são constituídas por obreiras e uma rainha. Talvez um colónia de formigas fosse mais apropriado. Aí além da rainha e das obreiras em fila, temos também as soldados. Nisto de metáforas, gosto mais do Jazz ensemble, cada um improvisando harmonicamente, sem maestro.

A votação da ratificação portuguesa do Tratado de Lisboa está agendada para o dia 23 de Abril. Poucos dias antes da comemoração do derrube do fascismo, a Assembleia da República vai votar a entrega de mais soberania à União Europeia, à rainha Alemanha e França. Vai votar pela criação de uma Agência Europeia de Defesa que colocará mais tropas portuguesas em frentes de guerra. O meu sonho é outro, pá.

4 comentários:

samuel disse...

Como na UE existe mais do que uma "raínha", Sócrates faria bem se esclarecesse para qual delas temos de trabalhar.

Abraço

samuel disse...

Caro André Levy

Já há algum tempo pendurei a "Jangada de Pedra" na lapela do meu "Cantigueiro"... só que me esqueci de avisar. Espero não ter sido inconveniente.

Abraço

calminha disse...

nem o meu sonho , enfim esta democracia , nao é muito democrata ....abraço

Anônimo disse...

É assim,que eles vm a sociedade humana como um conjunto de autómatos dirigidos por uma rainha(Sócrates?ahahaha).Vejam como eles idealizam a emancipação,a liberdade individual.Este pensamento é grosseiro ao nível da Idade da Pedra.A riqueza criada pelo conjunto é ,para esses filhos da puta.Não podem ser mais explicitos.Democracia,qual democracia?