Cerca de mil salas de cinema estrearam na passada 6a feira, dia 18 de abril, o documentário «Expelled». Segundo uma notícia o filme "chama atenção para o apuro de algumas pessoas doutas e altamente credenciadas que foram expulsas das suas prestigiosas posições académicas porque propuseram a Concepção Inteligente [Intelligent Design] como uma possível alternativa às teorias de Charles Darwin sobre a origem da vida. Em vez de aceitarem um debate fundado nos méritos de teorias em competição, a comunidade científica suprimiu o movimento de Concepção Inteligente de modo sistemático e contra os princípios da América."
O Centro Nacional para a Educação de Ciência —o centro que mais tem lutado para manter o Criacionismo fora das aulas de ciências nas escolas nos EUA— inaugurou um blog para refutar as premissas do filme e mostrar que "o filme não é um documentário, mas propaganda anti-científica com o objectivo de criar a aparência de uma controvérsia onde esta não existe."
A estreia do filme em Portugal poderá constituir um momento de exposição das ideias criacionistas e do movimento criacionista em Portugal, que embora pequeno vai ganhando força. Já abriu o museu criacionista português, em Mafra: o Parque Discovery.
Devemos estar preparados para responder às incursões deste movimento em Portugal, em particular no ensino, mas também através da comunicação social.
domingo, abril 20, 2008
Chumbado não «Expulso»
Posted by
André Levy
at
2:02 PM
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Labels:
Evolução
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Prova de que há politicagem em todo lugar.
A comunidade científica fede, esses velhos conservadores engessados têm que morrer e dar lugar aos novos. Questão de tempo isso.
Postar um comentário