terça-feira, março 24, 2009

28 de Março: Manifestação de Jovens Trabalhadores

A crise económica e financeira está a ter graves consequências em Portugal, com particular incidência nos jovens trabalhadores, que enfrentam grandes dificuldades em entrar no mercado de trabalho, e quando o conseguem confrontam-se geralmente com condições de grande precariedade e instabilidade. Estas condições fomentam o medo, e criam obstáculos à luta organizada, em particular à sua sindicalização. Mas os jovens trabalhadores não se devem deixar intimidar, devem sindicalizar-se, para que junto com os restantes trabalhadores lutem por um outro Código de Trabalho, por Emprego com Direitos, por Maior Estabilidade, e Salários Mais Justos e Dignos. Não são os trabalhadores que devem pagar a crise, mas aqueles que por ela são responsáveis. Junta-te à Manifestação de Jovens Trabalhadores promovida pela CGTP/Interjovem este sábado, dia 28 de Março.

Informação na página da CGTP/Interjovem:

Inserção dos jovens no mercado de trabalho cada vez mais difícil
A situação dagravou-se com o Governo PS/Sócrates.

* O desemprego total aumentou 12% quando se compara o 4º trimestre de 2008 com o mesmo trimestre de 2004.
* Os contratos não permanentes cresceram 20% desde o 4º trimestre de 2004.
* Os jovens recebem salários mais baixos que os restantes trabalhadores. A sua remuneração média mensal base é de apenas 76,8% da média dos assalariados.

2 comentários:

Nuno Ricardo disse...

Lá estaremos!

Anônimo disse...

E são cada vez mais os que se debatem com esta situação; há anos que convivo de perto com esta instabilidade e precariedade laboral, e é mesmo urgente que se tomem medidas para as contornar, pois as consequências avizinham-se desastrosas e não é só a nível individual... O colectivo ameaça colapsar.
Se pudesse, aí estaria a 28 de Março.Mas mesmo não estando, a LUTA CONTINUA!
SMV