domingo, julho 30, 2006

Ataque a Qana

A vila de Qana, a sul de Tyre, fica na margem norte das planíces do sul do Líbano, onde confluêm 5 estradas principais. Israel reclama que a Qana e as vilas circundantes são pro-Hezbollah, e daí têm partido vários foquetes lançados sobre Israel. Em 1996, durante a "Operação Vinhas da Ira", Israel lançou um ataque aéreo sobre Qana madando 100 Libaneses e ferindo outros cem. Este massacre precipitou o cessar-fogo que veio a celebrar-se.

Usando o mesmo argumento (presença do Hezbollah), Israel lançou hoje novo ataque sobre Qana , resultando num novo massacre. A jornalista espanhola Monica Leiva , presente em Qana, reportou que não estão activistas do Hezbollah na vila, e que Israel bombardeou edifícios e veículos civis.

O bombardeamento de Qana, causando a morte de 54 civis, incluindo 34 crianças, foi condenado por líderes em todo o mundo, levando até ... o primeiro-ministro Israelita, Ehud Olmert, a expressar o seu lamento pela morte inocentes. Mas está nas suas mãos parar a sua morte.

O ministro da Saúde do Líbano, Mohammed Khalifeh, contabiliza 750 mortos, na sua maioria civis, e mais de 2 mil feridos desde que Israel iniciou o seu ataque aéreo, terrestre e por mar no dia 12 de Julho (incluindo já a estimativa pre-liminar em Qana).

Reagindo ao bombardeamento, centenas de Líbaneses atacaram as instalações das Nações Unidas em Beirute. Ainda que também o Secretário-Geral das NU Kofi-Anan tenha condenado o bombardeamento a Qana e tenha tido uma posição mais determinada face a Israel que os EUA - podera, se Israel já por duas vezes atingiu instalações das NU levando Anan a qualificar um dos ataques como "deliberado" - a verdade é que Anan e as NU têm sido impotentes face ao eixo EUA-Israel e incapazes de concretizar um apelo quase universal para pôr fim aos ataques Israelitas.

2 comentários:

Anônimo disse...

per informazioni sul libano e il medio oriente http://www.forze-libanesi.org

Anônimo disse...

per informazioni sul libano e il medio oriente http://www.forze-libanesi.org