segunda-feira, julho 31, 2006

bombardeamento das instalações das NU no Líbano

A 26 de Julho, Israel atingiu um edifício das NU na povoação de Khiam, no sul do Líbano, matando quatro observadores. Kofi Annan caracterizou o ataque como "aparentemente deliberado", o que o primeiro-ministro Ehud Olmert considerou chocante, tendo exigido que Annan retraí-se a declaração. Annan limitou-se a dizer que aceita que Israel diga que não foi deliberado.

Detalhes do ataque revelam a razão das afirmações de Annan. Não se tratou de um míssil errante. A posição foi atacada mais de vinte vezes entre a madrugada e as 7 da noite. Durante o dia, oficiais das NU fizeram dez chamadas telefónicas para os militares Israelitas, pedindo-lhes que parassem o ataque, relembrando-lhes que estavam a atacar um edifício das NU. Não pode assim haver qualquer dúvida sobre a intencionalidade da IDF.

Pior, após um dos telefonemas aos comandentes Israelitas, este afirmaram que iriam abir uma passagem segura para permitir a entrada de salva-vidas. Mas de seguindo, o bombardeamento persistiu. Foi também já depois de alguns dos telefonemas, que o edifício foi atingido em cheio por um míssil de precisão.

Em vez das NU exercerem pressão diplomática sobre Israel, é este a atingir posições das NU na região numa clara e deliberada demonstração de força, num claro sinal que não quer observadores nem forças de paz e segurança, que considera que o trabalho que as NU faz junto da população corresponde a apoiar o Hezbollah.

Nenhum comentário: