quarta-feira, maio 21, 2008

Dia de Solidariedade com o Povo Cubano

A Administração Bush declarou o dia de hoje, 21 de Maio, Dia de Solidariedade com o Povo Cubano. Há algo do mais puro Orwell nesta declaração. Esta "solidariedade" parte de quem há quase 50 anos vem continuamente atacando a soberania do povo cubano. Pretende os EUA com este gesto galvanizar uma campanha internacional a favor
... da democratização da ilha?! Então não houve ainda este ano eleições em Cuba? Ou deseja talvez uma democracia ao estilo de Puerto Rico, essa ilha irmã de Cuba, integrada nos EUA, e onde os jovens podem integrar as forças dos EUA no Iraque, mas não podem votar para a presidência dos EUA.
... dos direitos humanos?! Mas não é Cuba uma nação com excelentes níveis de cuidados de educação e saúde (chegando mesmo a exportar professores e médicos)?
... das liberdades?! Qua tal a liberdade de estabelecer relações económicas sem interferência e pressões de terceiros, como o bloqueio dos EUA, rejeitado na Assembleia Geral das Nações Unidas anos a fio, com votos contra apenas dos EUA, Israel, e um ou outro arquipélago.

Os EUA podia talvez expressar solidariedade lançando uma campanha para prender e julgar aqueles que a partir dos EUA planeam e executam actos de terrorismo contra Cuba, incluindo Luís Posada Carriles, responsável entre os outros actos pelo bombardeamento do avião cubano, em 1976, que matou 73 pessoas. Carriles está a gozar da reforma no sul da florida, e até fazem jantares em sua homenagem. Mas se Cuba, depois da inoperância das forças secretas estadunidenses, envia agentes à Florida, para investigar estes grupos terroristas e proteger o seu povo, são esses mesmos agentes que são condenados e presos.

5 comentários:

Anônimo disse...

Essa hipocrisia faz lembrar a "solidariedade" de Bush para com o povo de Mianmar/Birmânia.

Depois do Katrina a Venezuela e Cuba ofereceram-se para enviar ajuda e Bush fez aquilo que agora tanto critica... recusou!

Ainda por cima foi totalmente incompetente na ajuda às vítimas!

A imagem foi bem escolhida. É mesmo um lobo com pele de carneiro!

Anônimo disse...

O que o cóboy quer, é as portas abertas para a CIA poder entrar como fez em Portugal com o Carlluci e o seu grande amigo M.S., só que em CUBA a Revolução iniciou-se e vai concretizar-se, apesar de todos os boicotes, quase de meio século.

Fernando Samuel disse...

Esta «solidariedade» é irmã gémea de uma tal «inevitabilidade», e também de uma outra «modernidade» todas filhas do casal «direitos humanos/democracia» - e netas do «direito internacional e da comunidade internacional»... e etc, etc...

Anônimo disse...

a.afonso, disse:
-Bush e a Fundação cubana.americana Pousada Carille e seus mercenários corja de criminosos e ladrões.

Viva Cuba revolucionaria.
Viva Fidel.
Liberdade para os cinco heróis cubanos presos nas masmorras do Império Já.
ANTONIO GUERRERO RODRÍGUEZ FERNANDO GONZALEZ LLORT GERARDO HERNANDEZ NORDELO RAMON LABAÑINO SALAZAR RENE GONZALEZ SECHWERET

ANTONIO GUERRERO RODRÍGUEZ
No 58741-004
U.S.P. Florence
P.O. BOX 7000
Florence
CO 81226
FERNANDO GONZALEZ LLORT
(RUBEN CAMPA)
No 58733-004
FCI Terre Haute
P.O. Box 33
Terre Haute,
IN 47808 GERARDO HERNANDEZ NORDELO
(MANUEL VIRAMONTES)
No. 58739-004
U.S.P. Victorville
P.O. BOX 5500
Adelanto,
CA 92301 RAMON LABAÑINO SALAZAR
(LUIS MEDINA)
No 58734-004
U.S.P. Beaumont
P.O. Box 26030
Beaumont
TX 77720-6035 RENE GONZALEZ SECHWERET
No 58738-004
FCI Marianna
P.O. Box 7007
Marianna,
FL 32447-7007

COMUNIQUEM- SE COM OS CINCO HERÓES.

Anônimo disse...

Em contra partida Portugal prepara-se para apoiar o 'Estado' Mengeliano 'democrático' do Kosovo.
Estes gajos não prestam...são uns fascistas covardes disfarçados.
Temos que correr com este lúmpen