domingo, junho 20, 2010

Em homenagem a Saramago

Pouco poderei adiantar ao muito que foi escrito e dito sobre José Saramago, o jornalista, o escritor, o humanista, o provocador socrático, o activista, o comunista.
Apenas algumas notas pessoais. Recordo-me, jovem adolescente do impacto do Memorial do Convento. Lembro-me da primeira tentativa de o ler. Do confronto com um estilo diferente. De ter finalmente ultrapassado a dificuldade de leitor virgem de Saramago, ao lê-lo em voz alta, e entender quão oral era a sua escrita. Oral falado e pensado. Com isso presente, abriam-se dimensões.
Li já todos os seus romances – sentia sempre antecipação pela edição de mais um, e corria a comprá-lo e lê-lo. Nem todos achei bem conseguidos, como romances. Todos partiam de um génese genial e cativante, mas nem sempre navegavam e chegavam a um porto (caso por exemplo, na minha opinião, de «Jangada de Pedra», que dá nome a este blog). Mas todos continham pérolas. Dos primeiros que li, o que mais me marcou foi o «Levantado do Chão», mas foram muitos os que me marcaram: "Ensaio da Cegueira", "Todos os Nomes", «As intermitências da Morte»,
Estando traduzido para inglês, mesmo antes do Nobel, tornou-se prenda frequente para amigos Estado-unidenses. (A caricatura é do «New York Review of Books», a mais prestigiada revista literária nos EUA.) Saramago era escritor Português, mas universal, e merece ser conhecido. O Nobel foi merecido, e contrariamente de outros assim honrados, fez bom uso desse estatuto em prol das causas da paz e justiça social. Por isso deve ser também lembrado como mais do que um escritor.Merece que recordado pelo muito que deu de si (e disse de si, nos «Cadernos de Lanzarote» e na sua pequena autobiografia de infância «As peqienas memórias»), pela arte, pela divulgação de Portugal (pelos romances, e na obra «Viagem a Portugal»), e por diversas causas, incluindo o Povo Palestino que hoje continua a precisar da solidariedade de pessoas do seu calibre, e de todos nós.

2 comentários:

Anônimo disse...

Discurso de um soldado americano, (vejam antes que o vídeo seja banido da net.) O soldado apareceu morto 2 dias depois do discurso, a autópsia revelou ter sido um ataque cardíaco ( depois de um discurso desses, é difícil acreditar em ataque cardíaco. A menos que tenha sido provocado... não seria de estranhar)

Vale a pena...



http://www.youtube.com/watch?v=JFOmnAjk1EQ&feature=PlayList&p=5E876630D2BF325B&playnext_from=PL&playnext=1&index=14

Clara Belo disse...

Muito gira essa tua ideia de ler o Saramago em voz alta. Vou experimentar!